8 Passos Essenciais Para Lançar Um Produto Altamente Lucrativo

Se você me acompanha há algum tempo, sabe que eu faço vários lançamentos de produtos durante o ano. Olhando de fora, pode parecer que é algo simples. Mas, se você quer que seu produto seja um sucesso vai precisar de planejamento e estratégia. E é sobre isso que vou falar com você hoje. 

Meu próprio produto

Criar e lançar o próprio produto virou tendência entre profissionais nas mais diferentes áreas. Isso acontece por vários motivos: aumentar autoridade, ganhar mais dinheiro, deixar o emprego atual etc.

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O caso é que, como várias pessoas tiveram a mesma ideia de criar produtos e vender, atualmente, o mercado está ficando saturado. Então, apenas ter um bom produto não é o suficiente. Você precisa ter uma estratégia forte de lançamento para ter retorno.

Nesses 8 passos que vou mostrar, você e eu vamos trilhar todo o caminho até o tão aguardado dia do lançamento.

Passo 1# Escolha o seu nicho 

Se você quer criar e lançar  um produto, mas ainda não sabe o que vender, é uma boa ideia começar escolhendo um nicho.

Sugiro escolher algum nicho que você tenha certo domínio e depois pesquisar no Google, YouTube e Facebook quais as maiores dores dores do seu público alvo.

Já se você tem um produto em mente, também é interessante fazer uma busca para conhecer melhor o nicho e descobrir se o seu produto é relevante. 

Passo 2# Estude o seu nicho

Escolhido o nicho, é hora de aprender tudo que puder sobre ele. Para isso, você pode:

  • procurar e estudar produtos do mesmo nicho;
  • pesquisar no Google e Youtube;
  • seguir páginas e participar de grupos no Facebook com a temática do seu nicho;
  • curtir páginas no Instagram.

Isso é super importante por duas razões. A primeira é que, conhecendo o seu nicho a fundo, você saberá quais são as maiores dores (problemas) enfrentados por aquelas pessoas. E segundo, decidir que produto você venderá com base nisso.

Passo 3# A Grande Ideia

Algumas pessoas já começam o processo por essa parte. Tem ideias que consideram incríveis e querem colocar em prática. Outros, descobrem a ideia de produto durante a fase da pesquisa de nicho, quando identificam as dores do público. Seja você o primeiro ou o segundo, é importante pensar para além da simples ideia.

Antes de transformar a ideia em produto de fato, é importante atentar para algumas coisas:

  • Quais são os diferenciais da sua ideia de produto?
  • Que dores (problemas) do seu nicho ela resolve?
  • Como ela é diferente dos outros produtos no mercado?
  • O que faz do seu produto algo que mereça atenção do seu nicho?

Às vezes, ficamos tão empolgados com uma ideia que acabamos não vendo falhas obvias que passam despercebidas por nossos olhos. Por isso, nessa fase, é importante compartilhar suas ideias com alguém que você confia, para ter um segundo olhar sobre o seu produto.

Passo 4# Construa e engaje a sua audiência

Muito antes de oferecer o produto ao seu nicho, é importante construir laços com a sua audiência. Assim, quando finalmente chegar a hora da venda, o público já conhece e confia em você.

Por isso, nessa fase, é muito importante você ter uma lista. Já falei sobre como construir uma lista aqui no blog, você pode acessar o texto clicando aqui. Mas, basicamente, uma lista são contatos que você coleta para formarem a sua audiência.

Uma boa maneira de construir a lista é com “iscas digitais”. Você oferece algo em troca do e-mail da pessoa. Pode ser uma aula grátis, um ebook, uma amostra grátis etc. O importante é capturar o e-mail.

Se você já tem uma lista ou usou as dicas do outro post para construir a sua, é hora de mexer com essa audiência. Comece a enviar para sua lista conteúdos interessantes, relacionados ao seu nicho e que agreguem conhecimento a eles.

É importante criar um relacionamento entre você e a lista. Por isso, minha sugestão é que você crie páginas nas redes sociais, onde o seu público pode encontrar você e conhecer mais o seu trabalho. Além disso, selecione bem o que vai mandar para a lista, não queremos cair na caixa de spam e NÃO envie publicidade ainda. Queremos aquecer a lista, e não espantar.

Passo 5# Comunique-se com a sua audiência

É importante manter um contato próximo com a sua audiência. Por isso, responda os comentários e perguntas feitas a você nas redes sociais e por e-mail. Mas não apenas isso, motive e engaje a sua audiência, sempre mantenha a comunicação ativa com essas pessoas.

Além de deixar você mais próximo do seu público, você entenderá melhor quem é a sua audiência e o que ela deseja.

Passo 6# Use os Gatilhos Mentais

Esse é outro assunto que já comentei aqui no blog. Você pode dar uma olhada clicando aqui. Os Gatilhos mentais servem para acelerar a decisão de compra na cabeça do consumidor. Existem gatilhos com diferentes abordagens, como: escassez, urgência, autoridade, reciprocidade etc.

Você vai usar os gatilhos mentais na hora de escrever os anúncios, e-mails falando do produto, mensagens de texto, chatbot ou qualquer outro recurso que você vá utilizar para promover o seu produto.

Passo 7# Prepare a sua audiência

Depois de todo o conteúdo de valor com que você foi alimentando a sua lista, é hora de começar a mandar e-mails relacionados ao seu produto. Aqui, os gatilhos mentais serão de grande importância.

É importante sempre falar das dores do seu nicho e, então, falar como o seu produto é especial por solucionar esse problema para o seu público.

E então, avisar ao seu público quando será o lançamento, se possível a data e até a hora. Para deixá-los preparados (e jogar com o gatilho da escassez).

Passo 8#  Oferta Irresistível

Chegamos ao dia do lançamento. É importante não diminuir os esforços agora. Avise a sua audiência que o lançamento começou, que o carrinho está aberto e sempre deixe claro nos e-mails ou posts o quanto seu produto oferece exatamente aquilo que o seu público precisava mas ainda não havia nada similar no mercado.

Queremos gerar nessa lista o pensamento de “eu PRECISO comprar esse produto agora”. Outra vez, os gatilhos mentais serão muito necessários.

Ficou alguma dúvida ou você tem alguma ou sugestão sobre como fazer um lançamento de produto? Então, deixa aí nos comentários!