Atualmente, ter um canal no YouTube é uma das formas mais simples e rápidas para quem deseja ganhar dinheiro através da internet. Só que quase todo mundo, acredito que até mesmo você, sente calafrios só de começar a pensar em tirar esse projeto do papel.
- Tenho vergonha de gravar vídeos;
- Não sei sobre o que gravar;
- Como fazer pra ganhar inscritos?
- Como as pessoas chegarão até o meu vídeo?
Se você sofre com essas dúvidas cruéis… fique muito tranquilo! Você não está sozinho nessa aflição e eu estou aqui hoje para te ajudar. Então se prepara, que vou compartilhar com você absolutamente tudo que estou fazendo para meu canal crescer cada vez mais e me gerar vendas todo santo dia.
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#1 – Escolha um nicho (de preferência algo que você goste)
Antes de lançar um canal o ponto principal é definir um tema para ele (ex: saúde, fitness, vídeos engraçados, tecnologia etc.) e que tipo de linguagem o seu público alvo prefere.
Isso será importante para:
- Saber como se comunicar com o público
- Que tipo de assuntos combinam com seu canal
- Que tipo de linguagem a sua audiência prefere (formal, informal, uso de gírias etc.)
- Quais estilos de títulos e thumbnails mais atraem a essa audiência.
E você consegue definir tudo isso com facilidade. Basta dedicar dois ou três dias a desbravar os seus concorrentes em potencial em busca de pontos fracos e fortes que você pode explorar.
Fuja da tentação de abordar dezenas de temas em apenas um canal. Quem tenta agradar a todos… acaba não agradando ninguém. Se você tem um nicho bem definido fica muito mais fácil gerar lista, ganhar autoridade, ter uma audiência qualificada e fiel.
E é muito importante ter um público fiel. Seu público tem que, constantemente, voltar ao seu canal e assistir todos os seus novos vídeos. Quanto mais isso acontecer, maior será o seu sucesso..
#2 – Quais conteúdos a minha audiência quer?
Saber quais são os assuntos de maior interesse do seu público é essencial para fazer seu conteúdo ser assistido. Você pode pesquisar pautas seguindo alguns passos:
- Veja os termos mais pesquisados do seu nicho no Google ou na própria pesquisa do YouTube. Ferramentas como o Ubersuggest também podem ajudar;
- Pesquise no YouTube os maiores canais do seu nicho e descubra quais são os seus vídeos mais visualizados e use-os como base para a criação dos seus próximos conteúdos;
- Fique atento a programas de TV que falam sobre o seu tema. Muitas vezes, um assunto que ganha atenção em programas de televisão e jornais acaba sendo bastante pesquisado pelas pessoas na internet.
#3 – Divulgue o máximo que puder
Os primeiros vídeos de um canal são sempre os mais difíceis. Além de usar o algoritmo do YouTube e técnicas de SEO para ajudar o YouTube a recomendar o seu vídeo para outras pessoas (falo mais sobre isso aqui), você também precisa divulgar o link do seu vídeo e do seu canal no máximo de lugares e para o máximo de pessoas possíveis.
Então, não se acanhe. Essa é a hora de ser um pouco cara de pau.
- Mande, assim que postar o vídeo, para seus grupos de amigos e familiares no WhatsApp e peça para que eles visualizem, curtam e comentem nos vídeos;
- Envie nos grupos de Facebook que você participa;
- Publique em comentários de outros vídeos do YouTube com a mesma temática que a sua. Já falei dessa técnica e você pode dar uma lida clicando aqui;
- Coloque o link na bio do seu Instagram;
- Peça para seus amigos e parentes enviarem para outras pessoas e outros grupos que eles conheçam;
- Envie para sua lista de e-mails, se você tiver. Se você ainda não sabe como construir uma lista, tem um texto aqui no blog que pode te ajudar. Basta clicar aqui;
- Se você tiver um dinheirinho sobrando, você pode impulsionar um post no Facebook com o link do seu vídeo;
- Faça parcerias com administradores de grupos grandes no Facebook para divulgação do seu vídeo.
#4 – Otimize os seus vídeos
A maioria dos vídeos assistidos no YouTube vem dos “vídeos recomendados”, que ficam à direita da tela do YouTube, e não da busca normal. Isso quer dizer que, é preciso ter atenção a todos os elementos escritos, como título, descrição, tags etc.
Outro fator importante para que o YouTube comece a recomendar os seus vídeos é prestar atenção ao CTR, ou seja, a taxa de cliques no seu vídeo. Para a recomendação, o YouTube calcula o número de pessoas que veem o thumbnail do seu vídeo e o número de pessoas que clicaram e assistiram ele. Quanto maior for esse número, maiores são as chances de o YouTube indicar mais o seu vídeo.
Dica do Nogueira: para o YouTube, se o seu vídeo for clicado, mas as pessoas passaram pouco tempo e mudarem para outro, o site considera que o seu vídeo não é bom. Por isso, a qualidade do seu conteúdo é muito importante.
Já que a maioria das visualizações do seu vídeo vem da barra de recomendações, então o ditado “a primeira impressão é a que vale” deve ser levada como regra aqui.
As primeiras coisas que as pessoas veem num vídeo são:
- Thumbnail
Uma das coisas que mais influenciam na taxa de cliques do seu vídeo é o thumbnail. Aqui no blog, já mostrei como fazer uma thumbnail atraente, você pode dar uma olhada clicando aqui.
- Título
Outro ponto importante é o título do vídeo. Ele não pode ser muito longo, para a leitura dele não ser cortada, ele precisa vir com palavras-chave que atraiam o seu público e estejam relacionadas ao seu vídeo e ele pode vir com gatilhos mentais.
E isso é tudo que você precisa fazer para começar a ter um canal vencedor. E por mais que isso realmente possa parecer muito difícil, pode ter certeza que depois que você começar tudo se torna muito mais fácil.
Mãos a obra!