Conheça o Google Meu Negócio e descubra como ele pode ajudar você a alavancar suas vendas sem precisar de anúncios pagos

O Google é a maior ferramenta de busca atualmente. É difícil encontrar alguém que nunca tenha usado.

E justamente por ser esse gigante, muitas pessoas, que tem pequenos negócios locais, acham que anunciar ou conseguir ficar nas primeiras posições de busca é muito difícil. De fato, para buscas gerais, os sites grandes se destacam.

ENTRE NA MINHA LISTA VIP

Quer Ganhar Grana Online?

É só se cadastrar aqui ? que te encherei de conteúdo 100% grátis. Bora?

Existe uma maneira, porém, de você conseguir que o seu negócio atinja o público, de uma maneira totalmente orgânica e sem nenhum custo para você…  Usando o Google Meu Negócio.

O que é o Google Meu Negócio?

Imagine que você está procurando, digamos, uma assistência técnica para consertar o seu celular. Você não conhece nenhuma próxima a você, então vai buscar no Google. Você coloca na barra de pesquisa “assistência técnica de eletrônicos”, e, logo no começo da página, vai aparecer uma lista de empresas, como na imagem a abaixo:

Isso é o Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta totalmente gratuita que permite a você promover o seu negócio e site na Busca do Google e no Google Maps. Com o Google Meu Negócio, você pode interagir com clientes, manter suas informações sempre atualizadas, publicar ofertas e promoções, identificar como as pessoas encontram seu perfil e muito mais. 

A grande sacada do Meu Negócio é a proximidade. O Google junta as informações de localização de quem está fazendo a busca e recomenda empresas próximas que fazem o que foi pesquisado. 

Vamos voltar ao exemplo que eu dei antes, se você tem um pequeno negócio de consertos de eletrônicos em um bairro X e a pessoa que fez a pesquisa também é do bairro X, mas não conhece a sua loja, você perderia uma venda. Mas, se a sua loja estiver no Meu Negócio, o Google vai indicar a sua empresa logo no começo da página, e as chances de você fechar negócio são muito maiores.

Vantagens do Google Meu Negócio

Os pontos positivos do Meu Negócio vão muito além da localização…

  • Tráfego orgânico

A inscrição no Meu Negócio é gratuita, então todo o tráfego que chega do Google até o site da sua empresa ou a sua página no Facebook/Instagram, são de graça!

  • Funil de vendas qualificado

Não apenas a sua empresa vai aparecer para pessoas que procuram o seu serviço, como também vai aparecer para pessoas que procuram o seu serviço e que estão na mesma região da sua empresa. Mais qualificado que isso não dá!

  • Sua empresa ficará mais conhecida

O Meu Negócio vai colocar a sua empresa na primeira página no Google. Apenas essa informação já deveria fazer você ir correndo se inscrever. Mas, se ainda têm dúvidas da importância de aparecer na primeira página, eu peguei esses dados:

1 –  Mais de 63% de todas as pesquisas são realizadas usando o Google;

2 – A primeira posição nos resultados de pesquisa orgânica do Google tem uma taxa de cliques de 34,36%;

3 – No Google, 18% dos cliques orgânicos vão para o primeiro resultado da busca, 10% vão para o segundo e 7% vão para o terceiro.

  • Entrar em contato com clientes e possíveis clientes facilmente

Quando você se inscreve no Meu Negócio pode adicionar várias informações, inclusive, informações de contato. Assim, quando um possível cliente procurar no Google e encontrar sua empresa, será muito mais fácil para ele entrar em contato se o seu telefone estiver nas informações.

Aliás, deixar um número de telefone no Meu Negócio é extremamente importância porque, quando se faz uma pesquisa pelo celular, o Google já da a opção de ligar diretamente para a empresa. Como nessa imagem aqui:

Outra coisa importante é a possibilidade de os clientes deixarem comentários, opiniões, fotos etc., sobre seu negócio. Uma boa crítica pode atrair vários clientes.

E não esqueça de responder esses comentários. Isso vai mostrar proatividade.

  • Ter acesso a relatórios

O Meu Negócio oferece diversos dados sobre como os clientes interagem com a sua empresa na internet. É possível observar algumas ações dos usuários, como: quantos clicaram no site, traçaram uma rota para chegar até sua empresa ou ligaram, entre outras informações.

  • Tem um aplicativo

Você pode editar informações, responder comentários, adicionar fotos, ver relatórios tudo diretamente pelo aplicativo para celulares do Google Meu Negócio.

Como se inscrever

Para entrar no Meu Negócio basta você ter uma conta de Gmail e acessar o site https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ A própria ferramenta vai te ajudando no passo a passo.

Se você estava procurando um jeito de divulgar melhor a sua empresa… acabou de encontrar!