5 Passos Para Escrever Uma Copy (Texto Persuasivo) de Alta Conversão

Um dos grandes segredos para conseguir vender qualquer produto, tanto digital, quanto físico, é a promoção. Promover um produto da forma certa é o que separa você de um caminhão de vendas.

A melhor forma para promover um produto, de longe, é ter uma boa copy. Copy nada mais é do que os textos persuasivos que usamos para fazer alguém se interessar pelos nossos produtos.

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Como exemplos do copy podemos citar:

  • Um texto para um post no Instagram;
  • Um anúncio no Facebook;
  • Uma carta de vendas mais elaborada;
  • Uma peça de e-mail marketing;
  • Os textos de uma landing page;
  • Sequência de mensagens de chatbot ou whatsapp;

Enfim, onde houver um texto publicitário persuasivo, seja ele tentando fazer alguém clicar em um banner ou até mesmo na página de checkout guiando o prospect finalizar uma compra… lá estará um exemplo de copy.

Só tem um probleminha com essa tal de copy: nem todo mundo sabe como escrever uma. Acredite, é mais difícil do que parece. Por isso, vou te dar 5 elementos essenciais que toda copy com boa conversão deve ter.

1 – Foco no cliente

Na minha experiência com vendas na internet, eu percebi que focar em como resolver os problemas dos clientes é a peça chave para vender. Claro, falar do produto é super importante. Mas falar demais do produto pode atrapalhar na venda.

Concentre-se nos problemas, nos objetivos e nos desejos dos seus clientes. Quando vou escrever meus textos sempre penso em como o meu produto vai ajudar as pessoas e uso isso para deixar minha copy atraente.

Lembre-se, seu cliente é a parte mais importante do seu negócio. Então, deve ser tratado com máxima importância.

2 – Linguagem amigável

Nem gírias, nem palavras rebuscadas. Tenha em mente que a sua copy vai atingir muitas pessoas diferentes e ela deve ser entendida por todos. Use palavras simples, mas não informais.

E seja simpático! Clientes reagem melhor quando falamos com eles de forma pessoal.

Então, nada de “compre isso!”. Em vez disso, use coisas como “esse produto pode te ajudar a…”.

3 – Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são palavras que fazem com que nosso cérebro tome decisões sobre várias coisas de forma rápida. Inclusive, sobre comprar ou não algo.

Existem várias categorias de gatilhos mentais. Como:

  • Escassez: quanto mais difícil for conseguir, mais valioso deve ser
  • Urgência: se eu não comprar agora, talvez não tenha outra chance
  • Autoridade: se torne uma referência na sua área
  • Reciprocidade: primeiro ajude o cliente a solucionar uma dor, só depois pense no lucro

4 – Persona

Aqui, voltamos a linguagem que você vai usar. Como a maioria do seu público-alvo fala? Eles são formais? São mais descolados? São jovens e falam gírias? São pessoas mais velhas?

É muito importante saber essas coisas, porque usaremos essas informações para determinar como vamos escrever, que palavras funcionam melhor para esse público, que tipo de expressões são comuns entre essas pessoas etc.

As pessoas respondem melhor a linguagens próximas as delas. E quanto mais você atrair pessoas, maior será a sua conversão.

5 – Seja uma pessoa apaixonada

Frieza e indiferença não afastam só a pessoa que você gosta, mas também seus clientes. O melhor jeito de despertar o desejo de compra do seu cliente é colocando emoção na sua copy.

Você pode contar uma história, pode contar sua história de superação (se o seu produto permitir), pode narrar a dor do seu cliente, pode descrever como o seu produto vai fazer bem ao cliente… Enfim, são muitas opções!

O importante é despertar emoções fortes e positivas. Os gatilhos mentais podem ajudar muito nessa tarefa.

Com essas dicas, agora, você pode começar a escrever suas próprias copy. Deixa aí nos comentários se você tem outras sugestões para um bom texto persuasivo.