O Pagerank do Google

O que é?

Pagerank é um índice que avalia a importância de uma página, ou seja, uma forma de se medir a relevância de determinado site utilizando uma pontuação que vai de 0 a 10.

O fator básico que influencia o seu crescimento é a quantidade de links que o site recebe, onde cada um desses links serve como uma espécie de voto que endossa a importância da página em questão.

ENTRE NA MINHA LISTA VIP

Quer Ganhar Grana Online?

É só se cadastrar aqui ? que te encherei de conteúdo 100% grátis. Bora?

Mas a coisa não é tão fácil assim. Não basta ter uma infinidade de links apontando para o seu site, existem fatores que determinam a qualidade e o valor de cada link. O Pagerank avalia duas coisas nesse fluxo de informação, primeiro é a relação semântica entre o seu site e o site que está te linkando, se ambos tiverem conteúdos que seguem a mesma linha editorial, mais valioso será esse link. Em segundo lugar, e não menos pertinente, vem a relevância do site de origem do link. Links de sites com alto Pagerank são bem mais preciosos do que diversos links de sites com baixa importância.

Page Rank

Links, links e mais links. Mas não se esqueça da qualidade

Exemplos da Vida Real

Para simplificar e exemplificar, vamos falar de futebol. Supondo que você jogue futebol aos finais de semana e deseja receber um feedback de suas últimas atuações, o que seria mais importante? Elogios vindos de dez pessoas que jogam futebol muito mal e nunca atuaram profissionalmente ou apenas um elogio vindo do Pelé, o maior jogador da história? Não tenho dúvidas que você respondeu Pelé, certo? Tudo porque o Rei do Futebol é uma autoridade no assunto e sua opinião avaliza o tema que estamos falando,  dando força para a informação. Com isso ilustramos bem a relevância de um link.

E se em vez do Pelé, quem elogiasse a sua qualidade em campo fosse a Ana Hickmann? Acredito que embora ela seja famosa, as pessoas não levariam muito a sério o elogio, afinal os assuntos de domínio da modelo são moda e televisão, correto? Isso é como podemos exemplificar a relação semântica, não basta apenas falar (linkar) de algo, dominar o assunto também é muito importante.

Pelé ou Ana Hickmann?

Você prefere um link do Pelé ou da Ana Hickmann? Depende do contexto

O papel do Pagerank na atualidade

Com as freqüentes mudanças no algoritmo de busca do Google, acredita-se que o Pagerank deixou de ser fundamental para a melhoria do posicionamento de um site nas buscas orgânicas e que sua atual função é determinar somente a quantidade de vezes que o robô do Google deve visitar o seu site e quão profunda deve ser a sua visita, isto é, por quantas páginas o crawler deve navegar durante sua passagem pelo website.

Leia mais: http://www.gestordemarketing.com/page/o-pagerank-esta-morto-saiba-como-o-google-define-atualmente-o-pos

ONDE DESCOBRIR O PAGE RANK DE UM SITE?

Uma ferramenta bem simples é o Page Rank Lookup, ao acessar basta inserir a URL do site que você deseja saber mais informações e com apenas um clique você obtém o resultado.

Acesse: http://www.page-rank-lookup.com

6 dicas para aumentar seu Pagerank?

1)      Consiga backlinks de sites de qualidade reconhecida e que tenham conteúdo semântico relacionado ao seu;

2)      Compre links de texto em sites com alto Pagerank;

3)      Inicie uma política de troca de links, se relacione com donos de outras páginas e proponha essas trocas. Mas dê preferência a sites com Pagerank igual ou mais alto do que o seu e não se esqueça da relação semântica;

4)      Divulgue a URL completa do seu website o máximo que puder nas redes sociais, mas sempre que for pertinente, não seja spammer;

5)      Desenvolva um conteúdo útil e de qualidade para os usuários com foco no interesse do seu visitante e o resultado virá automaticamente;

6)      Faça um bom trabalho de SEO.

Esse aumento é um trabalho que requer bastante paciência e trabalho duro, alguns estudos indicam que esse crescimento é logarítmico, portanto passar de PR1 para PR2 é infinitamente mais simples do que passar de PR7 para PR8 por exemplo. Quanto maior o seu nível de Pagerank maior será seu esforço e a quantidade de links necessários para aumenta-lo.

Outros fatores que influenciam o Pagerank

Profundidade da Página

É importante que o seu site não tenha somente links para suas próprias páginas, mas ele também deve ter links externos que apontem para outros sites. Buscadores consideram que websites que se relacionam com outros apresentam conteúdo mais relevante.

Ranking de Tráfego

Já vimos que o valor de um link vindo de um site com conteúdo semântico relacionado ao nosso é muito importante, mas também é bom ressaltarmos que a quantidade de acessos do website que nos fornece um link também influência o nosso Pagerank.

Sites que apresentam bom posicionamento nos ranking de tráfego são considerados pelos mecanismos de busca relevantes devido a enorme quantidade de pageviews que apresentam.

Verifique o ranking de tráfego de uma página através do site: http://www.alexa.com

Sites com Pagerank 10

E a título de curiosidade, veja  abaixo uma lista com sites que tem Pagerank 10

Title
PR
GBLs
YBLs
URL
US Goverment website
10
20,900
9,652,685
Adobe – Adobe Reader Download
10
     141,000
3,403,720
United States Department of Health and Human Services
10
9,750
2,308,721
Miibeian
10
70,300
841,149,899
Facebook
10
6,020
2,147,483,647
Social Bookmarking Sharing Button Widget
10
59,300
254,366,507
Europeana
10
3,890
140,776
EUA – European University Association
10
1,500
163,899
Universitas 21
10
422
205,306
Google
10
39,900
1,362,935,280

Atualizado em Novembro de 2011

Fonte: http://www.searchenginegenie.com/pagerank-10-sites-November-2011.html