3 Passos Para Multiplicar as Vendas do Seu Site e 6 Erros Fatais Que Você Deve Evitar

Uma das coisas mais frustrantes para qualquer um de nós que trabalha com internet marketing é perceber que nosso site ou página de vendas está recebendo uma boa quantidade de tráfego e as taxas de cliques estão subindo subindo… mas as vendas que é bom, não estão acontecem.

Quando isso acaba rolando é natural que a gente fique frustrado e ache que todo nosso esforço foi em vão. Se você passa ou já passou por isso, a primeira coisa a fazer é desmistificar a ideia de que “se você tem um grande número de visitas, obrigatoriamente, você vai ter muitas vendas”.

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Não é assim que a internet e nem as pessoas funcionam.

É como se você abrisse uma loja, no centro de uma grande cidade, todos os dias recebesse muitas pessoas interessadas no seu produto, mas no final do dia seu caixa estivesse zerado. Se isso está acontecendo, algo na sua estratégia de marketing digital está indo pelo caminho errado.

“Tá! mas por que isso acontece, Fernando?”

Conseguir tráfego para o seu site é muito importante. Se as pessoas não te conhecerem, como elas vão comprar de você? O problema está quando toda a estratégia do seu negócio é voltada para o tráfego e quase nada para a conversão, que são duas coisas diferentes.

Claro que “cada caso é um caso”, mas tem alguns motivos que eu vejo sempre se repetindo em negócios com bom tráfego e poucas conversões:

  1. Alta taxa de rejeição

Muitas ferramentas permitem você analisar sua página e fornecem dados sobre como estão os acessos. Um dos dados mais importantes é o que informa sobre quanto tempo seus visitantes costumam passar no seu site.

Se esse tempo for muito baixo, então sua página tem algo que está afastando os clientes. Tem vários motivos para isso: imagens ruins, propaganda enganosa, preços muito altos, insegurança na compra e outros.

  1. O site não é focado em um nicho

Alguns sites são uma mistureba de várias coisas e produtos completamente diferentes. Dar sua atenção a um nicho especifico de pessoas, que você conhece, falar a língua das pessoas desse nicho e entender como esse público pensa é muito mais efetivo.

 

  1. Uso das Palavras-chave

Você pode estar usando palavras-chave erradas para conseguir a conversão. Talvez, as pessoas que entram no seu site não estão interessadas em comprar e chegaram até ele pelas palavras-chave que você usou.

  1. A primeira visita nem sempre é a visita da compra

Com tantas opções disponíveis para compra na internet, muita gente (inclusive eu) costuma dar uma pesquisada em diferentes lojas antes de comprar. Isso é muito normal.

Mas, se depois que o cliente sai do site, você não mantem contato com ele, é provável, que ele esqueça e não volte. Manter comunicação com potencias clientes é sempre uma ótima estratégia para conseguir vendas.

Você pode fazer isso usando o e-mail marketing, campanhas em redes sociais e anúncios personalizados (remarketing).

  1. Página confusa

Se o site tem muitos obstáculos, trava demais, tem anúncios que bloqueiam a tela e etc. é muito comum que possíveis clientes desistam de continuar na página porque ela é incomoda.

  1. Regras de reembolso não claras

Você precisa manter uma comunicação honesta e compreensível. Se seu cliente achar que algo não está claro, que suas regras de compra são estranhas e não se sentir seguro, ele não vai comprar. E é provável que até fale mal do seu site. Lembre-se, clientes sempre comentam com outros clientes!

 

E como posso resolver?

A melhor estratégia que eu posso te recomendar é o Conversion Rate Optimization (CRO ou, em português, Otimização de Conversão).

Ele é uma nova estratégia para conseguir conversões sem, necessariamente, precisar aumentar o tráfego. O CRO vai, diretamente, na experiência do cliente. Ele pega os conhecimentos de comportamento da sua audiência, analisa e depois guia o site para uma melhor performance.

Mas entenda, o CRO é uma estratégia um pouco complexa que vai precisar de você grande atenção na coleta e analise de dados.

Uma boa estratégia de CRO começa corrigindo erros e problemas no seu site que podem estar tirando as suas vendas. Por isso, vou te dar umas dicas para você melhorar seu site, entender seus clientes e testar suas estratégias.

 

1 – Analise seu site

Às vezes nem imaginamos os problemas que nossos sites podem ter. Por isso, saber o que seus usuários estão achando da sua página é muito importante. Seus clientes são as melhores pessoas para te dizer o que está certo ou errado em sua página.

Para isso, eu te recomendo duas ferramentas o Qualaroo e o Survey Monkey.

O Qualaroo é uma ferramenta mais básica, você usa para fazer perguntas para sua audiência direito no seu site. Você coloca uma ou duas perguntas dentro da sua página e deixa que seus clientes respondam. Com 30 ou 40 respostas, você já pode ter uma noção do que melhorar imediatamente no seu site.

 

 

Já o Survey Monkey é um pouco mais complexo e serve melhor se você já tiver uma lista. Porque, com ele, você vai criar um formulário mais aprofundado sobre como seus clientes veem seu site e depois vai enviar para sua lista ou compartilhar em redes sociais.

 

2 – Entenda como o seu cliente navega pelo seu site

É isso mesmo. Algumas ferramentas permitem que você descubra como a sua audiência se comportamento quando entra na sua página. A minha favorita é a Crazy Egg.

O Crazy Egg é uma ferramenta que analisa o seu site e te dá um “mapa de calor”. E o que é isso? Um mapa de calor mostra as áreas de maior, médio e menor interesse no seu site, de acordo com seus visitantes.

Ele é excelente para você entender pelo o que seus clientes mais se interessam e pelo o que menos se interessam em seu site. E, a partir daí, modificar seu site e criar uma estratégia de marketing digital mais certeira.

 

3 – TESTE!

Não adianta nada você criar uma estratégia para aumentar suas conversões que parece ótima no papel, mas você não sabe como vai ser se aplicar. Por isso, uma das dicas mais importantes é: teste!

Um dos testes de conversão que eu mais uso é o A/B. Nele, você divide seu tráfego em duas páginas: a primeira sem modificações e a segunda com as estratégias e novos elementos que você quer saber se funcionam.

Depois, basta você comparar os resultados e identificar qual teve o melhor desempenho.

Para o teste, você pode usar desde o Google AdWords, redes sociais e o seu site, até em seus envios de e-mail marketing e landing pages.

 

Conseguir conversões para seu site pode ser difícil e acaba desanimando muita gente que trabalha com marketing digital. Mas, se você persistir um pouco e colocar em prática essas dicas que eu acabei de dar, com certeza, você começará a ver os resultados bem rápido.